sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Entrevista a um carteirista

Nome?

-José Coelho

Idade?

-68

Emprego?

-Reformado, mas foi orgulhosamente carteirista durante 56 anos.

Carteirista?

-Sim, é uma profissão que se está a perder, hoje em dia todos querem seguir o ramo dos crimes de colarinho branco.É triste, mais uma tradição que se perde neste país.

Porque acha que isso está a acontecer?

-Esses novos métodos, modernices, são mais fáceis e têm apoio do estado, que não só os pratica, como os incentiva(não os julgando), os carteiristas não têm este tipo de apoio.

Olhando para trás o que fica da sua carreira?

-Olhe assim de repente ficam as carteiras e aquelas fotografias pequeninas que eu sou carteirista , mas não sou tarado.

Onde preferia roubar?- Estádios

Porquê?

-Porque nos estádios por muito que rouba-se o árbitro é que ficava com a fama de gatuno e ladrão e outros insultos do género.

Teve com certeza momentos altos na carreira?

-Olhe isso é uma coisa que as novas gerações não iram ter, eu passo a explicar, houve uma altura em que o Sporting ganhava campeonatos e era um clube rico,portanto nos festejos de campeonatos era uma festa para nós (carteiristas), agora as novas gerações não têm disto que o Sporting agora está falido e não ganha jogos quanto mais taças.

Como começou a carreira?

-Na escola.

O que roubava na escola?

-As perguntas.

As perguntas?! Porquê não as respostas?

-Primeiro porque se eu roubasse as perguntas o professor já não mas podia fazer, e depois porque as respostas, também o professor não as sabia, se ele as soubesse não precisava fazer as perguntas.

Nunca pensou em deixar o crime?

-Não, mas devo admitir que ainda tentei acumular por 6 anos com um trabalho na repartição das finanças, e candidatei-me diversas vezes ao curso de gestão na universidade, olhe até tentei a universidade independente, que diz que eles lá davam uns cursos porreiros, mas fora desta área(criminalidade) nada.

Com tantos anos de carreira, com certeza, alguma vez foi preso?

-Fui.

A roubar?

-Não

Não?! Então como foi?

-Quando estava a vender doces caseiros da minha mulher, foi a ASAE.

Os filhos vão seguir a profissão?

-Vão seguir a área da criminalidade, como o pai( dito orgulhosamente), para eles já planeei irem á carteira de muito português, inscrevi um no PSD e outro no PS e são os dois licenciados em economia, com sorte,e algumas más companhias, vão para ministro das finanças.

Na actualidade quem é o melhor a ir á carteira dos portugueses?

-Eu sempre admirei muito o trabalho do Sr. Teixeira dos Santos.

Vê futuro na profissão?

-Sim, vejo á por aí um jovem promissor, ele promete poder ir á carteira de muito português, creio que já foi contratado pelo PSD chama-se Passos Coelho.

Acabamos por aqui a entrevista. Obrigado Sr. José.

-Olhe desculpe, o sr. não merece isto tome lá.

Obrigado( neste altura ele passa-me uma carteira bem volumosa, e eu aceito embora com receio que isto acontece-se não tivesse trazido carteira para a entrevista, mas algum extra é sempre bom)


Não fique zangado por isto, não, hã fica tudo porreiro, pá.

Sem comentários:

Enviar um comentário